Email-me!

Sejam bem-vindos ao "Natureza em Foco"

Descubra como minhas fotografias foram produzidas e a forma como executo meu trabalho.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Eco-Sistema Humano

(Escutando: O Rappa - Monstro Invisível)

Neste post quero mostrar que minhas fotografias não tratam somente de animais e natureza. Quero mostrar que bons momentos podem ser feitos em qualquer lugar, a qualquer hora, seja de frente para um leão caçando ou uma criança dando seus primeiros passos. Esse post é sobre os maiores inimigos dos animais. Nós mesmos. E ao invés de retratarnos como criaturas malignas, farei o contrário. Mostrarei bons momentos nossos e dos animais. Afinal o nome do blog é “Natureza em Foco”, mas eu não disse o que por ventura pudesse estar “fora de foco”.
O maior problema do planeta Terra é: a cada 1 milhão de pessoas que nasce nesse mundo, 3 milhões de animais somem da natureza. Anos atrás a população de leões africanos era de aproximadamente 50.000, hoje em dia é de 15.000, o que é alarmante. Ninguém parou ainda para pensar que os animais não tem restrições para acasalamento, ou seja: um leão ou urso pode tentar reproduzir com o próprio filho, ou com o irmão. Os seres-humanos não são assim, eles não reproduzem com membros da própria família. O que eu quero dizer é que a perpetuação da espécie animal está com eles, já que a qualquer momento eles podem reproduzir sem se preocupar do "com quem?". Mas ainda assim os animais existem em uma quantidade muito menor que a nossa. Sabem qual a diferença? Eu digo: nós ocupamos muito espaço.
As pessoas na cidade grande simplesmente não tem noção de que a vida selvagem depende delas. Que todos os riachos, esgotos e tudo mais, terminam em algum lugar, geralmente bem longe dos seres-humanos. Ou seja, toneladas e toneladas de lixo são depositados nos lares de criaturas selvagens somente para que nós nos sintamos bem com nosso “meio-ambiente”. Se as pessoas não tiverem noção disso, nosso planeta literalmente irá murchar e morrer.
Eu acho que fotografar animais em cativeiro, como em um zoológico, somente produz fotos falsas. Os animais de cativeiro são de alguma forma mais tranqüilos, eles perdem o seu aspecto selvagem. A vida selvagem por detrás das grades é bem diferente da vida que os animais levam na selva. Mas algo não pode ser negado. Fotografar animais em seus eco-sistemas naturais tem sido cada vez mais difícil.
Algumas pessoas me dizem que o meu entusiasmo com a fotografia da natureza é infeccioso, que depois de uma curta conversa comigo alguns deles querem pegar uma câmera fotográfica e saírem por aí batendo fotos. Com relação a isso só posso dizer que sou um fotógrafo apaixonadíssimo pelo que faço e não consigo me imaginar sem uma câmera nas mãos. A única forma de me deixar chateado com algo é me proibir de fazer o que eu amo, eu só ficaria triste se por algum motivo eu não pudesse fotografar, trabalhar com o meio-ambiente, com os animais e a natureza.
O que eu tento fazer com minhas fotografias, é na verdade, gritar para que todas as pessoas possam me ouvir e entender o que quero dizer. Toda vez que saio de casa as 4:30 da manhã, vou para algum lugar com minha câmera na mão e fotografo alguma coisa é pensando em salvar algum habitat natural. Eu tento salvar alguma floresta, algum lugar, algum animal. É sobre isso que minha fotografia trata.
As pessoas tendem a se preocupar demais com o que está dentro das cidades e não com o que está fora delas. Não é a toa que a Floresta da Tijuca e o Jardim Botânico estejam lá até hoje, sãos e salvos, mas a Amazônia é fatiada dia após dia. O que eu quero mostrar para essas pessoas é que elas deveriam ter vergonha do que fazem. Jogar apenas uma lata de refrigerante no chão do Rio de Janeiro, pode significar uma inundação em Rondônia.
Eu acredito que com minhas fotografias as pessoas vão deixar de se preocupar somente com as fotos belas e legais da natureza como também passarão a olhar com outros olhos as fotos em que retrato a desgraça de alguns lugares, o que nós mesmos podemos mudar e como devemos nos portar perante o mundo que nos deu vida.
Todos nós estamos juntos nessa. Humanos e animais. Nós precisamos cooperar uns com os outros, entender nossos instintos. Se o instinto do animal é atacar, fique longe dele.

E como diria o fotógrafo Michael Nichols "Depois que perceberes que podes usar a fotografia para salvar o mundo, você nunca voltará atrás. Nunca."

1 comentários:

Anônimo disse...

maneiro
vc costuma fotografar por onde?
tem varias fotos da urca aqui... soh por lah mesmo?
abs