Email-me!

Sejam bem-vindos ao "Natureza em Foco"

Descubra como minhas fotografias foram produzidas e a forma como executo meu trabalho.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Urca em Tons Quentes

(Escutando: Peter Gabriel - Down to Earth)

Existe algo mais belo do que o pôr-do-sol? Vou melhorar a pergunta. Existe algo mais belo do que o pôr-do-sol visto da Urca? Difícil responder.
Assim como é difícil ignorar o pôr-do-sol em qualquer canto do planeta, inclusive onde ele pouco se vê, na Urca isso torna-se especialmente mais complicado, já que se houvesse uma lista de os “100 Melhores Pôres-do-Sol no Brasil”, este com certeza deveria estar incluido.
Lembro de uma família de turistas franceses, meio esnobes e antipáticos que cruzou o meu caminho certa vez pedindo para que eu os fotografasse próximos ao bondinho e com o Pão-de-Açucar na composição. Horas depois eles me encontraram novamente e pediram para que eu tirasse uma nova foto da família (formada por cinco pessoas), dessa vez com o Corcovado ao fundo. Ainda tentando ser simpático e prestativo, tive o desprazer de ouvir “Deverias fotografar o pôr-do-sol da Torre Eiffel ou do Arco do Triunfo. Podes ver toda Cidade Luz (Paris) de lá.” Isso me fez pensar um bocado. Ver quase toda a família jogando lixo na rua, alguns segundos depois me deixou ainda mais apreensivo.
A mais de um ano considero a Urca o meu paraíso para fotografar, já que seja andando pela natureza da pista Cláudio Coutinho ou perseguindo uma boa foto na praia sempre me senti seguro o suficiente para retirar a câmera da mochila e fazer as minhas fotos. E ainda que não houvesse segurança, seria difícil deixar a máquina escondida devido a tanta beleza.
Esteja você caminhando pela pista do Bem-Te-Vi (Cláudio Coutinho), pela Praia Vermelha, Praia da Urca ou pela Avenida Portugal, irá também se impressionar com a beleza do local. Eu me impressiono até hoje. O bairro da Urca seria bem melhor retratado décadas atrás, quando além de ser um bairro mais limpo, parecia também mais calmo. Hoje em dia uma quantidade grande de pessoas que freqüenta tanto a praia quanto as pistas, dão uma aparência já muito urbanizada.
São horas e horas, pelo menos de três a quatro vezes por mês, que gasto fazendo verdadeiras expedições pelas trilhas e rochas em volta do Pão-de-Açucar, munido muitas vezes da câmera e uma foto idealizada na mente. Houve dias de enfrentar mais de doze horas sentado em uma caverna natural aguardando pássaros a serem fotografados, aguentando todo tipo de mosquito usufruindo de meu sangue e até mesmo alguns dias em que eu simplesmente não conseguia descer toda a trilha de volta, vencido pelo cansaço.
A grande diferença é: quando a intenção era fotografar o pôr-do-sol na Urca, as fotos sempre saem boas. Algumas um pouco subexpostas e outras superexpostas, mas no geral as fotos tem elementos sempre belíssimos, já que um pôr-do-sol como aquele, dificilmente haverá uma foto 100% perdida. Não importa para onde você aponte a câmera. A foto será boa. O fotógrafo Chris Johns, colaborador da National Geographic, certa vez disse, “Se todas as fotos no seu rolo estiverem boas, então você falhou.” Óbviamente ele nunca andou pela Urca.
Enfim, para relembrar o assunto sobre a família de franceses que tive o não tão grande prazer de conhecer, gostaria de ter formulado a frase que pensei agora naquele momento, “Paris é linda, mas eu moro onde seu povo tira férias.”

P.S: buscando o plural de “pôr-do-sol” no pai dos burros (Google) li uma frase, enganada, mas muito bonita, “Não existe pôres-do-sol, pois cada pôr-do-sol é único.”
P.S.2: o plural de pôr-do-sol é “pôres-do-sol”.

5 comentários:

Anônimo disse...

caraaa
muito foda teu blog meu!!!
donde tu tirou isso tudo manu????
fodaum fodaum fodaum
precisa me ensinar hein
hehhehehehehehe

Anônimo disse...

falai mane, mt irado! inteligentes os teus posts... bem legal mesmo
tem potencial
abraços

Anônimo disse...

oiiiiiiiiiii
estao lindas suas fotos
qnt tempo q n nos vemos hein
vc virou um excelente fotografo!!!
parabeeeeeeeens
xxxxxoooooo

Anônimo disse...

opa
estava procurando algumas coisas sobre a urca e encontrei teu blog
acho que sei quem voce eh
ja te vi passando por la algumas vezes acho
parabens pelo trabalho mano, mt bom mesmo
parabens
kaik

Anônimo disse...

jajjajajaja
mt boa a ideia d fotografar a urca como se fosse a mata amazonica
mt maneiro kra
parabens
estas rumo a uma carreira mt promissora
parabens

marcelinho