Email-me!

Sejam bem-vindos ao "Natureza em Foco"

Descubra como minhas fotografias foram produzidas e a forma como executo meu trabalho.

domingo, 7 de setembro de 2008

Amazônia - Verde ou Cinza?

(Escutando: Sugarhill Gang - Jump On It)

Escrevo este post com 48 horas de atraso para fazer minha contribuição ao Dia Mundial da Amazônia, que é comemorado no dia 5 de Setembro, desde 1850, quando foi criada a província do Amazonas, separando-a da província do Pará.
Embora eu ainda esteja no Rio de Janeiro e não tenha ido até a maior floresta do planeta Terra fazer algumas fotos para esse blog, encontrei uma forma um tanto criativa de mostrar imagens que de alguma forma lembram a Amazônia. Andei durante algumas horas pela pista Cláudio Coutinho, na Urca e procurei boas imagens que pudessem me ajudar na ambientação amazônica.
Este dia, pelo menos para mim, significa uma coisa: que seja lá quem criou a Lei Nº 582 que separava uma província da outra, deve estar se debatendo no caixão, ao perceber que hoje em dia a porcentagem de desmatamento cresce a cada dia, e embora em Julho desse ano tenha se mantido estável, a quantidade de áreas desmatadas ainda é muito grande. Todo mundo se preocupa com o 11 de Setembro, os ataques ao metrô de Londres e a Guerra no Afeganistão, mas ninguém para pra pensar nos atentados que vem sendo feitos diariamente à natureza.
Anos atrás o Dia da Amazônia serviu para comemorar a criação de uma nova província, separando-a do estado que hoje é líder em desmatamento, o Pará. Hoje em dia, com avisos, comerciais, palestrantes que o tempo todo falam sobre um planeta sustentável e formas de se ajudar a natureza, esse dia deveria ser lembrado como o dia em que todas as pessoas vão para um parque ou ambiente natural para se sentirem bem junto a natureza (sem jogar lixo no chão!).
O fotógrafo Rodrigo Baleia, um dos maiores colaboradores da National Geographic Brasil fez um trabalho sobre o desmatamento na Amazônia e ele é também o autor de uma dos textos que eu talvez nunca mais me esqueça, “Faz cinco dias que me escondo em um quarto de hotel. Só saio para fotografar e logo volto. Às vezes penso que isso seria normal se eu estivesse cobrindo algum conflito ou guerra, mas não consigo admitir isso em meu país.”
A Amazônia, outrora uma floresta intacta e grande o suficiente para abrigar alguns países pequenos em seu interior, hoje em dia diminui cada vez mais. As empresas madeireiras não tem a real noção de que em pouco tempo não haverá mais o que cortar por lá. E eu digo pouco tempo me referindo a pelo menos uns cem anos, já que isso é apenas um piscar de olhos na história da maior floresta do mundo.
Pessoas, conscientizem-se de que se a natureza acabar, nós vamos junto. Nós não viveremos sem ela. Pensem se vale mais a pena manter a Amazônia com seu verde vivo ou em tons cinzentos.
E para quem se interesse, o motivo das 24 horas de atraso foi a exaustão total. Escrevo este post com braços e pernas a ponto de falecerem.

6 comentários:

Anônimo disse...

isso ai naum parece amazonia......

Anônimo disse...

kra fodaximas suas fotos...... vc ensia em algum curso de foto????? me da um tok se ensinah pq to mt afim d aprende fotografia

Anônimo disse...

flai man
mty legal teu blog........ tu escala tb na urca?? ja escalei la mt irado
vamso marcar alguma parada.... preciso aprender a fotografar
abracooooooooooo

Anônimo disse...

falai cara, rodrigo me passou teu blog pra dar uma olhada
mt maneiro cara, a idea eh mt boa, soh precisa fazer algumas atualizacoes.... fotografar + entendi??
a gente se fala
abracos

Anônimo disse...

como coloca o slideshow do flcikr? mt foda teu site meu
sou amarradaum em fotografia
abraçços

Anônimo disse...

jajjajajaja
mt boa a ideia d fotografar a urca como se fosse a mata amazonica
mt maneiro kra
parabens
estas rumo a uma carreira mt promissora
parabens

marcelinho