Email-me!

Sejam bem-vindos ao "Natureza em Foco"

Descubra como minhas fotografias foram produzidas e a forma como executo meu trabalho.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Workshop na Fiocruz

(Escutando: Sigur Ros – Staralfur)

Fazem mais ou menos dois meses que venho dando aulas de fotografia para jovens da comunidade da Maré e de Manguinhos. Usamos o campus Bonsucesso da Unisuam como nossa escola e junto de outros professores, como o amigo e fotógrafo Didier Pelógia, que saca fotografia tão bem ou ainda mais que eu, continuamos a mostrar nossos trabalhos e a tentar passar nossos conhecimentos.
Não vou negar que o trabalho de professor é meio enfadonho. Falar durante horas na frente de pessoas que não entendem muito bem o que você está dizendo e algumas outras que simplesmente não querem estar lá, de vez em quando é desagradável. Irritante as vezes. Mas há sempre àqueles alunos que salvam.
É por isso que a tática “Giordanno Bruno” de ensinar ainda é a minha favorita. E isto consiste em sentar todo mundo no chão e dialogar, de modos que haja uma troca de conhecimentos ao invés de simplesmente tentar enfiar dentro da cabeça dos seus alunos algo que você não sabe se eles estão afim de aprender.
No último dia 28 de Novembro, uma sexta-feira, fizemos um Workshop. Os professores, eu e os alunos fizemos uma longa caminhada por todo a extensão da Fundação Fiocruz, um terreno gigantesco com centenas de milhares de árvores. Prato cheio para qualquer fotógrafo. Ou aprendiz.
Durante horas nós caminhamos pelas matas do terreno, e muito embora eu sempre prefira caminhar recolhido, mais solitário para poder me focar no que quero fotografar, tenho certeza de que o dia foi muito proveitoso para todos. Eu e o camarada de Teresópolis trocamos várias idéias, conhecimentos e tentamos aprender um pouco um com o outro. Nada melhor que um Workshop.
A excitação de alguns alunos, alguns poucos privilegiados que conseguem salvar o dia, paga o esforço. A sensação de ver o resultado, horas depois de nos encontrarmos e perceber que alguns, mesmo que poucos, aprenderam alguma coisa, é muito boa.
Neste post, após uma longa ausência, fotos da caminhada na Fiocruz.
PS: Gostaria de experimentar algo novo, só para variar. Como diz o grande fotógrafo Roberto Linsker, da National Geographic, "Sempre gosto de reconhecer cuidadosamente o terreno onde piso. "Conversar" com ele. Semanalmente, uma imagem sem legendas."

0 comentários: