Email-me!

Sejam bem-vindos ao "Natureza em Foco"

Descubra como minhas fotografias foram produzidas e a forma como executo meu trabalho.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Uma Criança Inconveniente


Fonte: http://get2pc.com/watch?v=uACrQrzJGBM
Youtube: http://br.youtube.com/watch?v=uZsDliXzyAY

Ao assistir o "Seven Suzuki speaking at UN Earth Summith 1992", no portal de vídeos Youtube senti uma coisa estranha. Após ficar com os olhos pregados na tela durante 6:40 e o vídeo acabar, tive a estranha sensação de que algo extremamente benéfico e altruísta havia acabado de ser dito, algo inteligente e sábio.
A pior sensação é de que mesmo uma menina, a jovem canadense Seven Suzuki, de apenas 11 anos de idade, tendo juntado dinheiro com suas amigas da organização ECO (Organização de Crianças em Defesa do Meio-Ambiente), para vir para o Rio de Janeiro, em 1992, para a ECO Rio 1992, fazer um dos discursos que simplesmente mudaram a minha vida, nada aconteceu.
1992. 2008, quase 2009. São quase 17 anos de diferença. Absolutamente nada aconteceu. Tivemos o Katrina, o Tsunami na Tailândia, a enchente em Santa Catarina (Santa Katrina?), tivemos um ex-futuro presidente dos Estados Unidos da América, Al Gore, fazendo mais sentido em duas horas do documentário "Uma Verdade Inconveniente" do que qualquer livro ou movimento político no Brasil pelos últimos dez anos. O que mudou? Nada.
Céticos dizem que o planeta está bem, como o comediante George Carlin que acredita que a preocupação dos ambientalistas e ecologistas com o planeta Terra e as raças que estão em extinção é uma, "tentativa arrogante dos seres-humanos de controlar a natureza."
Está na hora de colocarmos algo na cabeça.

"Aquilo que nós damos por certo, talvez não esteja aqui em cinqüenta anos." - Al Gore.

Talvez, em cinqüenta anos, tudo que nossos filhos saibam sobre tigres, leões e ursos (oh, não!) venha de livros. Talvez a Amazônia deixe de existir. Talvez a natureza apague a pior praga que já pisou neste planeta desde seu nascimento: nós.
Está na hora de mudar a forma como vivemos. Faça sua parte. Pense. Reaja. Reduza. Reuse.

P.S.: No site do Instituto Chico Mentes está a tradução (desnecessária pela presença da legenda), do discurso completo.

0 comentários: