Email-me!

Sejam bem-vindos ao "Natureza em Foco"

Descubra como minhas fotografias foram produzidas e a forma como executo meu trabalho.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Síndrome de Peter Pan

(Escutando: Bob Sinclair - Love Generation)

Sempre me disseram que tenho uma certa síndrome. Aquela chamada de "Síndrome de Peter Pan", que é daqueles caras que não querem crescer. Homens vividos, com família, acima dos quarenta e poucos anos se comportando como garotões de metade da idade.
Bom, Peter Pan, aquele rapazinho que vive na Terra do Nunca, que não envelhece jamais e vive mandando piratas pelos ares não me parece um mau exemplo do que se seguir. Ter idade, mas se comportar como se não tivesse.
Muito embora eu esteja na casa dos vinte e poucos, de fato queria que o tempo não tivesse passado para mim. Mas seja como for, este post não é para falar sobre idade. Mas sim sobre as sombras e sobre o quanto que estavam certas as pessoas que diziam que eu tenho um pouco de Peter Pan.
Essas pessoas estavam muito certas, mas nunca imaginaram o quanto. Só percebi isso depois que passei a aprender o quanto diferente pode ficar a minha sombra e em quantos lugares eu a vejo de maneiras diferentes.
Sem sombra de dúvida, eu morro de medo de envelhecer. Chegar a uma época em que meus ossos não me permitem mais caminhar pelo matagal ou levantar uma câmera com uma objetiva de dar inveja me parece um pesadelo. Mas o que eu e Peter Pan temos de mais em comum, é que ambos vivemos perseguindo nossas sombras.
Mas enquanto ele voa e usa uma espada, eu caminho e uso uma câmera.
Mas o que isso tem a ver com fotografia e com natureza? Bom, sem luz...
PS: Nada me tira da cabeça que um dia um fotógrafo revolucionário irá inventar uma forma de verter sombra em luz e luz em sombra, criando assim a "Scadugrafia" (latim: Scadu, sombra. Grafia, escrita.) Já até imagino. Shadowgraphers, os grandes profissionais que desenham com sombras. Sonhos. Sonhos.

PS2: E quanto à propaganda descarada da Canon, sinceramente, acho que não existe equipamento fotográfico melhor, sem falar que a propaganda deles é a que se enquadra mais ao que penso. "You Can Canon", as duas primeiras palavras. "You Can": Você pode...

2 comentários:

Anônimo disse...

ta na hora de comprar uma tele de verdade hein
heheheheheheh

Anônimo disse...

Opa, tudo bem?
Muito boas suas fotos rapaz. As idéias pra cada post também estão muito legais. Poderia começar a pensar em escrever artigos de verdade. Muito do que vai pro jornal/revistas, sai da internet.
Parabéns. Qualquer dia estou vendo tuas fotos na capa da National Geographic.