Email-me!

Sejam bem-vindos ao "Natureza em Foco"

Descubra como minhas fotografias foram produzidas e a forma como executo meu trabalho.

sábado, 23 de agosto de 2008

O Dia Mais Longo

(Escutando: Dave Mathews Band - Crash Into Me)

"Quantas horas você levou nisso tudo?"

Começo meu primeiro post relembrando o dia 05/08/2008. Foi o dia em que literalmente perdi a paciência, peguei minhas coisas e disse "Vou até lá e não vou voltar até que tenha a foto que eu quero!", e com isso em mente "invadi" as trilhas da Pista Cláudio Coutinho, Urca, também conhecida como "Caminho do Bem-Te-Vi", inspirado por um dos maiores fotógrafos da vida selvagem do mundo, Michael "Nick" Nichols, fotojornalista da National Geographic.
Meu material de trabalho estava todo abarrotado na mochila, aguardando pacientemente seu momento de uso. Este,devo lembrar,foi também o dia em que fiz minha primeira experiência usando iscas para atrair os animais. Mas sobre isso eu falarei mais tarde.
Meu equipamento era:
  • Canon EOS 400D (Rebel XTi) e uma objetiva Sigma 17-70mm.
  • Canivete Automático para cortar peixe.
  • 1kg de peixe cru para isca.
  • Casaco bem acolchoado.
  • Tripé genérico.
  • Minha fiel mochila de trilhas.
  • MP3 Player para passar o tempo.
Enfrentei uma hora de ônibus lotado,em pé e com pessoas quase saltando pelas janelas (sem falar no calor que fazia).Isso tudo para chegar à Praia Vermelha antes do amanhecer, exatamente às 4:50 da madrugada. Devo reconhecer; aquele lugar é um dos mais belos points para ver o sol nascer no Rio de Janeiro.
Sem perder muito tempo na praia,fui direto enfrentar a longa trilha rochosa que me levaria até o meu recanto natural. As rochas da Urca são um prato cheio para quem gosta de uma aventura bem leve e alguns arranhões aqui e acolá.
Duas dicas para quem pretende ser fotógrafo ambiental: 1 - Nunca esqueça de levar uma garrafa d´água. 2 - Sempre leve um MP3 Player. Nunca se sabe quantas horas os pássaros demoram para sentir fome.
Com tudo preparado, tripé em posição, câmera configurada e as iscas previamente posicionadas, só me restava esperar. E foi uma longa espera (durante a espera, não deixe de fotografar!).
Lembro de ter ouvido uma música chamada "The Long Wait", que mais tarde descobri ser de uma banda chamada Styrofoam, o que, perdoem-me o trocadilho, não deixa de ser uma ironia já que como eu, a banda era tão fraquinha que parecia estar 'esperando' seu lugar ao sol até hoje.
Horas mais tarde, já sem paciência alguma e passando por um repertório inacabável de músicas, rádios e toques polifônicos no celular, acontece a primeira aproximação.
Naquele momento eu me sentia como um atleta olímpico que faz todos os sacrifícios necessários para vencer uma Olimpíada, mas que só consegue uma medalha de bronze no fim. Era ainda melhor que uma de prata, pois quem conquista a prata, perdeu para alguém, mas quem leva a de bronze, venceu alguém. A vida é assim.
Mas a espera ainda estava longe de acabar. As surpresas também.
Diante dos meus olhos (e por sorte também das minhas lentes) presenciei uma verdadeira guerra por comida nas rochas da Urca. Durante alguns momentos fiquei com peso na consciência de ter jogado lenha na fogueira, mas isso passou rapidamente com o fato de ter feito boas fotos. Não podia nem ao menos me dar ao luxo de comemorar, já que qualquer barulho espantaria os animais. Precisava apenas continuar fotografando. Fotografando. Fotografando (Como "Nick" Nichols disse: Você nunca deve parar de fotografar, caso algo aconteça, você terá a foto!).
Ok, meus modelos não eram lá muito simpáticos e nem o que pode-se considerar a nata do mundo animal, mas o fato é: Eles me proporcionaram cenas excelentes e tirando o fato de serem pássaros carniceiros, acostumados a comer outros animais mortos, pude aprender alguns pormenores bem interessantes sobre os Urubus Negros(Coragyps atratus). A envergadura de suas asas é uma das mais belas e maiores dentre os pássaros. Eles também tem o apetite de um leão, comem 1kg de peixe em menos de cinco minutos. Mas o que mais me chamou a atenção é que são extremamente territorialistas, brigando com outros pássaros, como a Gaivota (Larus argentatus), seu principal rival e até com outros Urubus pela comida.
Mas foi neste fotograma que, ao meu entender de fotógrafo, acho que consegui capturar a essência daquele momento. A silhueta de um Urubu pode não ser tão imponente quanto a de uma Águia ou Falcão, mas ele não deixa de ser um animal temido entre os animais e com um certo charme no seu olhar sempre sorrateiro.
Contento-me com uma medalha de bronze, já que consegui vencer o cansaço e o tempo em busca do que queria. Futuramente,com dedicação e amor ao que faço,conquistarei minha tão sonhada medalha de ouro!
A propósito, "eu levei treze horas nisso tudo".

1 comentários:

Nana disse...

Só tenho palavra pra vc...SENSACIONAL!!!!!!!